Artes Gráficas com Softwares Livres

 

Você sacou que não precisa pagar licenças e muito menos piratear para ter seus programas gráficos de qualidade. Você viu que pode aprender e colaborar com uma comunidade bacana de desenhistas e artistas gráficos do Brasil e do Mundo! Então vamos continuar apresentando programas, dessa vez para desenvolvimento de vídeos e fotos.

 

Artes Gráficas com Softwares Livres_2
Synfig Studio – Kadenlive – Cinelerra – Darktable – RawTherapee

 

Synfig Studio é um programa para animação vetorial em 2D. Ele usa seu próprio formato de arquivo de animação, mas pode exportar para AVI, MPG, GIF, SVG, PNG, e outros.

Possui uma documentação completa em português e comunidade ativa. O Denydrum tem um bom tutorial de animação em vídeo-aula.

 

O Kdenlive (KDE Non-Linear Video Editor), é um editor de vídeo que vai do básico ao semi-profissional. Apresenta perfis personalizados, incluindo resoluções, taxas de quadros, PAR e DAR. Tem suporte a vários formatos de arquivos de imagem, vídeo e áudio. O Kdenlive também utiliza a biblioteca MLT como base para todo o processo de edição de vídeo, e broadcasting para os sistemas de televisão. Não tem versão para Windows.

Os guias do Kdenlive Brasil e Cartola.org dão uma boa iniciação e as vídeos-aula da TV Guarapa são uma mão na roda.

 

O Cinelerra é o primeiro editor livre de vídeo com resolução 4K. Apresenta suporte a vídeo em qualquer velocidade e tamanho e audio de alta fidelidade. Pode trabalhar com espaços de cor tanto em RGBA como YUVA, usando ponto flutuante e representações de unidades em 16-bit, respectivamente. Apenas para sistemas GNU/Linux e manuais só em inglês.

O Fala Fera tem alguns vídeo-aulas para te ajudar a pegar o jeito.

 

O Darktable promove a rápida edição e armazenamento de fotos digitais, em formato RAW. Permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória. Apenas para sistemas GNU/Linux e manual só em inglês.

O Francisco Cribari dá altas dicas de edição de fotos em vídeo-aulas.

 

O RawTherapee edita e armazena fotos. Tem muitos recursos.

Segue uma lista com cinco vídeo-aulas do RNT Cursos.

 

Correlação dos programas:

Livre

Proprietário

Synfig Studio [GPLv3]

Adobe Animate

Kdenlive [GPLv2], Cinelerra [GPLv2]

Adobe Premiere Pro

Darktable [GPLv3], RawTherapee [GPLv3]

Adobe Lightroom

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.